Para quem não conhece é um sistema rápido, narrativista e genérico; com alguns detalhes que me chamaram atenção e despertaram o interesse. Em geral sou adepto do bom e velho d20, atualmente mais empolgado principalmente com o Mutants&Masterminds, no entanto acho que para um jogo simples e rápido, com uma jogadora que nunca tinha jogado nenhum RPG, funcionou perfeitamente sem muitas explicações.
Começamos montando a ficha e ficou assim:
Essa parte foi bacana pq a jogadora, mesmo sem experiência com RPG já criou de cara um antagonista através do seu aspecto e escolheu ser a xerife da cidade, o que dá ganchos para várias aventuras.NOME: Gisele
ASPECTOS:
Xerife da Cidade
Injustiça eu não admito
Amigos do "Meia-Mão" são meus inimigos
ABORDAGENS
Cuidadosa/Atenciosa +1
Esperta/Inteligente +3
Chamativa/Espalhafatosa +0
Forte/Bruta +1
Rápida/Veloz +2
Furtiva/Discreta +2
FAÇANHA
+2 usando abordagem esperteza para procurar pistas (criar vantagem/aspectos) sobre Meia-Mão e seu grupo.
PONTOS DE DESTINO 3
REFRESH 3
Como foi algo de improviso usei o cenário pronto de FAROESTE ARCANO (cenário da linha HORIZONTE da Fantasy Flight, traduzido no Brasil pela Devir). Só dispensei a parte sobrenatural da coisa.. mantive só as cidades, a organização, troquei os lobisomens por índios e comecei a aventura!
Segue então o relato da primeira sessão
Enjoy!
ATUALIZAÇÃO EM 02/05/2020
- Convertendo o sistema de jogo de FAE para FATE Core/Condensed
PARA INFORMAÇÔES SOBRE O SISTEMA CLIQUE AQUI
- Atualizando nomes dos locais para o inglês e espanhol - para ficar mais parecido com a realidade
- Atualizando valores monetários - o dólar valia cerca de 20x menos naquela época.
- Para uma consistência histórica, situei a aventura no ano de 1878 - 13 anos depois da Guerra Civil
PERÍCIAS USADAS
Atletismo
Atirar
Comunicação - tradução oficial do skill Rapport, uso similar do skill Persuasion no D&D
Condução - nesse jogo será usado para conduzir veículos e cavalgar
Conhecimentos
Contatos
Empatia - uso similar do skill Insight no D&D
Enganar - tradução ofical do skill Deceit
Furtividade
Investigar
Lutar
Ofícios - tradução ofical do skill Craft
Percepção
Provocar - uso similar do skill Intimidation no D&D
Recursos
Roubo - tradução ofical do skill Burglary, uso similar do skill Sleight of Hands no D&D
Vigor
Vontade
PERSONAGENS:
NOME: Gisele
Luciana
ASPECTOS:
Xerife da Cidade
Não admito injustiça
Amigos do "Meia-Mão" são meus inimigos
Reflexos de Raposa
+1 aspectos disponível
PERÍCIAS
Ótimo +4: Investigação
Bom +3: Conhecimento, Enganar
Razoável +2: Roubo, Furtividade, Vontade
Médio +1: Empatia, Atletismo, Notar, Atirar, Vigor
FAÇANHAS
+2 para CRIAR VANTAGEM usando INVESTIGAÇÃO para procurar pistas sobre Meia-Mão e seu grupo.
+2 para ATACAR usando ATIRAR quando estiver usando pistolas
Pode achar um ponto fraco do oponente "mirando" com uma ação de CRIAR VANTAGEM de INVESTIGAR
PONTOS DE DESTINO 3
REFRESH 3
NOME: Jacob Allabaster
Rodolfo
ASPECTOS:
Caçador de Recompensas
Você pode ter rancor, mas são apenas negócios
Um cara bem recebido na maioria das cidades
Viver fora da cidade é muito melhor
Nunca desisto
PERÍCIAS
Ótimo +4: Atirar
Bom +3: Condução, Lutar
Razoável +2: Comunicação, Furtividade, Investigar
Médio +1: Atletismo, Contatos, Percepção, Vigor
FAÇANHAS
+2 quando uso Atirar para Atacar quando o alvo é imóvel ou não me vê
+2 quando uso Furtividade para SUPERAR quando estiver em ambientes externos ou na natureza
+2 quando usar Percepção para CRIAR VANTAGEM em ambientes externos ou na natureza
PONTOS DE DESTINO 3
REFRESH 3
NOME: James Bridger
Ronan
ASPECTOS:
Cowboy Aposentado
Meia-Mão me odeia
Um passado obscuro de crime
Famoso por minha pontaria
Cavalos são como gente
PERÍCIAS
Ótimo +4: Condução
Bom +3: Atirar, Percepção
Razoável +2: Lutar, Provocar, Vigor
Médio +1: Atletismo, Contatos, Furtividade, Vontade
FAÇANHAS
+2 quando uso Atirar para ATACAR quando estou a cavalo
+2 quando uso Condução para SUPERAR quando perseguir alguém a cavalo
+2 quando usar Provocar para CRIAR VANTAGEM quando Intimidar alguém
PONTOS DE DESTINO 3
REFRESH 3
COADJUVANTES
Conselho Municipal de Piedra Negra - pequena oligarquia que governa a cidade
Velho Moe - antigo xerife que se aposentou - Mudou-se para o rancho da família em El Paso
Meia-Mão - bandido perigoso e procurado nas redondezas de Piedra Negra
George "Barba Branca" - grande fazendeiro da região - Assassinado devido à dívidas com o bando de Meia-Mão
Jack - dono do saloon mais luxuoso de Piedra Negra - Crush de Gisele
Tina - garçonete do saloon de Jack
Leonard O`Brian - fazendeiro rico e recluso que vivia às margens da cidade
O garoto O`Brian - Jesse O`Brian é filho de Leonardo O`Brian - Morto em tiroteio contra a xerife e aliados
Bob Hudson - um dos pistoleiros que trabalhava com Gisele protegendo a cidade
Holmes - dono do armazém da cidade
Nigel - barbeiro em Piedra Negra
Ruivo John - filho de Nigel, o barbeiro
Padre Lawrence - responsável pela pequena igreja de Piedra Negra
Clark Jr. - provavelmente o homem mais rico de Piedra Negra, membro do conselho municipal e dono da casa de penhores
Little Paul - anão que trabalha como alfaiate e tem seu próprio estabelecimento em Piedra Negra
Matilde - dona da estalagem Two Dogs, no centro de Piedra Negra
Billy Cascavel - bandido procurado no sul do Texas, de alguma forma associado com o bando de Meia-Mão - Morto em tiroteio contra a xerife e aliados nas minas do Velho Axel
David Wills - Ranger responsável pelo Escritório Regional em Austin
LOCAIS
Piedra Negra - cidade típica texana nos Estados Unidos. Principal locação da história - cidade fictícia
Whitehorn - cidade ao sul de Piedra Negra - cidade fictícia
San Marcus - vila que fica a nordeste de Piedra Negra na divisa entre Texas e Novo México - cidade fictícia
El Paso - cidade REAL que fica próxima à Piedra Negra
Rio Grande - rio que serve de fronteira entre Estados Unidos e México
Austin - capital do texas
Algumas Profissões Comuns no Velho Oeste
Faz-Tudo ("vive de bicos")
Lavadeira
Atendente / Funcionário de Negócios Locais
Policial Indígena (indígena que atual como força policial dentro das áreas de reserva e reporta-se ao Agente Indígena)
Barman / Barwoman
Segurança
Cowboy (literalmente faz frete de gado)
Trabalhador Rural
Intérprete Indígena
Prostituta
Lenhador
Minerador
Professor
Religiosos
Caçador
Ferreiro
Açougueiro
Carpinteiro
Artista / Profissional de Entretenimento (poetas, dançarinos, cantores, bardos, artistas circenses, músicos, hipnotistas)
Detetive
Exploradores (patrocinados para conquista de terras, registros topográficos, botânicos ou zoológicos)
Médico
Entregador ("correios")
Agente Indígena (Faz "RP" com as lideranças indígenas da região)
Jogador
Editor de Jornal
Vendedor
Caixeiro Viajante ("importador")
Dono de Negócios Locais
Militar (da ativa ou "cargos de cortesia" de conflitos anteriores no caso da Milícia e Voluntários dos Estados Unidos)
Advogado
Engenheiro
Gerente de Estação Férrea
Maquinista
Caçador de Búfalo
Dono de Grandes Negócios
Grande Fazendeiro
Banqueiro
Piloto de Embarcação
Político
SESSÕES:
1) O Contrato - CLIQUE AQUI
2) Dia de Caça - CLIQUE AQUI
3) Pedido de Ajuda - CLIQUE AQUI
FONTES DE CONSULTA:
Clássicos TEX aqui nesse link
Matérias sobre Western aqui nesse link
Diferença entre Marshall e Xerife aqui nesse link
Um pouco sobre Red Dead Redemption aqui nesse link
Informações sobre a divisão de estados nos Estados Unidos aqui nesse link
IMPORTANTE
No final de cada sessão os jogadores podem fazer APENAS UMA dessas alterações nos personagens:
- Trocar o nível de skill entre 2 skills
- Substituir um skill +1 por outro que o personagem ainda não tenha
- Reescrever um Stunt
- Comprar um novo stunt usando 1 refresh
- Reescrever algum aspecto (exceto o seu conceito principal)
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