Mecânicas para Jogo Solo
Oráculo -
Jogo Solo
Tabela de Aleatoriedade
Tabela de Aleatoriedade
D20 - Perguntas SIM ou NÃO
Chance de SIM
Praticamente Inevitável 2+ (95%)
Garantido 3+ (90%)
Esperado 4+ (85%)
Provável 6+ (75%)
Possível 8+ (65%)
Incerto ou Desconhecido 11+ (50%)
Duvidoso 14+ (35%)
Improvável 16+ (25%)
Remoto 18+ (15%)
Inconcebível 19+ (10%)
Praticamente Imposível 20 (5%)
D20 - Perguntas SIM ou NÃO
Chance de SIM
Praticamente Inevitável 2+ (95%)
Garantido 3+ (90%)
Esperado 4+ (85%)
Provável 6+ (75%)
Possível 8+ (65%)
Incerto ou Desconhecido 11+ (50%)
Duvidoso 14+ (35%)
Improvável 16+ (25%)
Remoto 18+ (15%)
Inconcebível 19+ (10%)
Praticamente Imposível 20 (5%)
Dado de Intensidade
Dado de Intensidade
Caso queira incrementar a narrativa é possível incluir o Dado de Intensidade
Pode ser qualquer dado (d6, d8, d10, d12), escolhido previamente pelo mestre e combinado com os jogadores.
Sempre que houver necessidade de jogar um teste na Tabela de Aleatoriedade, role junto esse dado também.
Caso o menor valor do dado seja tirado, significa um Evento Aleatório, ou contrário ao Teste de Aleatoriedade (transforma "SIM" em "SIM, mas", e "NÃO" em "NÃO, mas")
Por outro lado, caso o maior valor do dado seja tirado, significa uma intensificação do resultado (transforma "SIM" em "SIM, e", e "NÃO" em "NÃO, e")
Caso queira incrementar a narrativa é possível incluir o Dado de Intensidade
Pode ser qualquer dado (d6, d8, d10, d12), escolhido previamente pelo mestre e combinado com os jogadores.
Sempre que houver necessidade de jogar um teste na Tabela de Aleatoriedade, role junto esse dado também.
Caso o menor valor do dado seja tirado, significa um Evento Aleatório, ou contrário ao Teste de Aleatoriedade (transforma "SIM" em "SIM, mas", e "NÃO" em "NÃO, mas")
Por outro lado, caso o maior valor do dado seja tirado, significa uma intensificação do resultado (transforma "SIM" em "SIM, e", e "NÃO" em "NÃO, e")
Exemplo:
Durante um jogo de espiões um jogador está interrogando um prisioneiro para saber os dados secretos de uma base militar e o mestre resolve jogar na Tabela de Aleatoriedade para decidir se essa pessoa tem informações relevantes para passar.
Ele decide que o prisioneiro tem alguma chance de saber as informações que o espião precisa e faz a rolagem como POSSÍVEL
Para adicionar nuances a esse teste, o mestre também rola um Dado de Intensidade , que no caso desse jogo ficou decidido ser 1d6
Sendo assim há 6 resultados possíveis:
<8 no d20 e 6 no d6: Interrogado não sabe os dados da base militar E acredita que essa base é um boato, apenas uma distração
<8 no d20 e 2 a 5 no d6: Interrogado apenas não sabe os dados da base militar
<8 no d20 e 1 no d6: Interrogado não sabe os dados da base militar MAS tem os nomes de alguns agentes que podem fornecer essa informação
8+ no d20 e 1 no d6: Interrogado sabe os dados da base militar MAS está tudo salvo num pendrive guardado no cofre de um banco em Paris
8+ no d20 e 2 a 5 no d6: Interrogado apenas sabe os dados da base militar
8+ no d20 e 6 no d6: Interrogado não apenas sabe os dados da base militar, como também tem todos os arquivos com plantas e sistemas de segurança