PLANEJANDO AVENTURAS DE RPG

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brazdias
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PLANEJANDO AVENTURAS DE RPG

Post by brazdias »

Posts úteis para criação de aventuras de RPG. Idéias retiradas de diversos suplementos e sistemas para meu uso pessoal



Objetivos para Aventuras: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Usando o modelo Masmorra de 5 Salas: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Consequência por Falhas: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Elementos de uma Boa Aventura: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

brazdias
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OBJETIVOS PARA AVENTURAS DE RPG

Post by brazdias »

Campanhas de RPG nada mais são do que aventuras ou encontros onde os personagens dos jogadores precisam vencer obstáculos para alcançar certos objetivos e seguir com a história adiante.

Segue abaixo uma lista de possíveis objetivos para incluir na sua aventura:


Guardar ou Proteger Alguém, Alguma Coisa ou Algum Lugar
Descobrir a Identidade de Alguém
Descobrir a Verdade sobre Alguma Coisa
Capturar ou Prender Alguém
Incriminar Alguém
Decifrar Alguma Coisa
Entregar e/ou Transportar Alguém ou Alguma Coisa
Sequestrar Alguém
Negociar com Alguém
Convencer Alguém
Sabotar Alguma Coisa ou Alguém
Subornar Alguém
Contrabandear Alguma Coisa
Levar uma Mensagem/Informação
Conseguir Ajuda
Derrotar/Vender Alguém
Achar/Encontrar Alguém, Algum Lugar ou Alguma Coisa Perdida
Emboscar Alguém
Extorquir Alguém
Enganar/Mentir para Alguém
Esconder Alguém ou Alguma Coisa
Roubar Alguma Coisa, Algum Lugar ou Alguém
Matar/Assassinar Alguém
Resgatar Alguém
Espionar Alguém
Intimidar Alguém
Distrair Alguém
Entreter/Divertir Alguém
Destruir Alguma Coisa ou Algum Lugar
Contrabandear Alguma Coisa
Defender Alguém, Alguma Coisa ou Algum Lugar
Retomar Alguma Coisa ou Algum Lugar
Trocar Alguma Coisa Por Outra
Quebrar o Cerco de Algum Lugar
Explorar Algum Lugar
Fugir de Alguém ou de Algum Lugar
Chegar em Determinado Lugar
Invadir Algum Lugar
Curar Alguém
Tirar os Efeitos/Encantamentos de Alguém, Alguma Coisa ou Algum Lugar
Ganhar Status
Limpar o nome de Alguém
Interrogar Alguém
Espalhar Alguma Informação
Provar Alguma Coisa
Coletar Alguma Coisa
Saber Mais Sobre Algo
Pagar Alguém
Saquear Algum Lugar
Manter Cerco em Algum Lugar
Quebrar o Cerco de Algum Lugar
Resolver Mistério
Libertar Alguém ou Algum Lugar
Abastacer Alguém ou Algum Lugar
Infiltrar em Algum Lugar
Recuperar/Salvar Reféns
Sobreviver a Alguma Coisa
Planejar e Executar Alguma Coisa
Investigar Alguém, Alguma Coisa ou Algum Lugar
Liderar ou Coordenar
Evitar Qualquer Uma das Coisas Acima

brazdias
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Usando o modelo "Masmorra de 5 Salas"

Post by brazdias »

Modelo simples para criar uma aventura interessante e que pode estar interligada com outras aventuras.
Nesse contexto "Masmorra" é só um exemplo. Pode ser uma floresta, uma área fechada qualquer, uma cidade, uma nave, etc


Sala 1: O que impede os heróis de entrar na Masmorra
Obstáculo que está entre os heróis e a Masmorra: um guardião, antigos inimigos, armadilhas, etc

Sala 2: Desafios & Rolaplaying
Momento para criar desafios para os heróis
Pode ser um puzzle, interação social ou mesmo combate

Sala 3: Complicando para os Heróis
Nesse ponto as coisas ficam mais difíceis e os heróis tem que gastar tempo e/ou recursos antes de seguir a diante

Sala 4: Gran Finale
A ameaça final da Masmorra. Nessa parte os heróis encaram o grande confronto com o inimigo final. Em resumo: o clímax da história.

Sala 5: Recompensas e Plot Twist
Revelação final da Masmorra, que pode contar uma virada na trama e/ou o início de uma nova "masmorra"



BÔNUS - 9 Formatos para a Masmorra de 5 Salas - ACESSE CLICANDO AQUI

brazdias
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Consequencias por Falhas

Post by brazdias »

As consequências abaixo podem ser usadas como resultados para FALHAS em jogadas de testes, skill challenge, qualquer tipo de resolução rápida e/ou quando você como mestre deseja manter a continuidade da história e permite os jogadores terem sucesso com alguma consequência, mesmo com resultados ruins nos dados...


Perda de Tempo
Perda de Itens/Armas/Consumíveis
Perda Temporária ou Definitiva de Atributos
Condições/Aspectos Adversos
Fadiga/Exaustão
Dano Físico e/ou Mental
Perda de Sanidade/Estabilidade
Consequência para Terceiros (aliados, protegidos, locais, etc)
Perda de Poderes/Habilidades
Perda de Status


AVANÇADO:
Alternativamente, quando os jogadores tiverem sucesso de forma magistral em alguma tarefa, você como mestre pode querer presenteá-los com benefícios adicionais. Nesse caso pode usar o INVERSO das opções acima.

Por exemplo:
- Ganho de tempo (fizeram a tarefa em menor tempo do que o esperado)
- Acharam algum item/arma/consumível útil
- Condições Positivas
- Recuperação de Fadiga, Dano Fìsico, Mental ou Sanidade
etc

brazdias
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Elementos de uma Boa Aventura

Post by brazdias »

10 Elementos para Planejar e Executar uma Boa Aventura

1. Escala (local, regional, mundial)
2. Tema / Gênero
3. Objetivos / Missões
4. Locais
5. Facções
6. Conflitos
7. Mistérios / Segredos
8. Mais Perigo / Plot Twist
9. Aleatoriedade
10.Recompensas

brazdias
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Investigação

Post by brazdias »

Em aventuras com investigação é importante certificar-se de que os jogadores tem a possibilidade de descobrir todo o mistério, mesmo que sejam azarados nos dados.

Para isso sempre inclua pelo menos 3 pistas chaves, que levem a história para uma próxima cena ou pista, e também varia o tipo de pistas conforme abaixo:


Pistas Abertas - É o tipo mais simples de pista e está disponível para todos. Basta chegar perto e o jogador já vai perceber essa pista.

Pistas Fechadas - São como pistas abertas, mas é preciso que o jogador investigue algum lugar, pessoa ou objeto específico para ter acesso

Pistas Complexas - É preciso algum tipo de teste (sucesso num rolamento de dados) ou conhecimento (possuir alguma habilidade específica) para ter acesso a esse tipo de pista

Pistas Flexíveis - este tipo de pista é um trunfo e pode ser "descoberta" em qq lugar da aventura. Durante a sessão mestre vai encaixar quando achar conveniente e condizente para a história

brazdias
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Combates Dinâmicos

Post by brazdias »

Objetivo "normal" de combate:
Matar os inimigos

Combates Dinâmicos

Subjulgar os inimigos (sem matar)

Salvar alguem

Levar alguem ou alguma coisa até outra posição

Timers

Domínio de Área (manter controle sobre determinada área ou simplesmente manter-se em determinada área)

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