Glossário de termos e outras informações de Sarian
Posted: Mon Oct 17, 2011 10:52 am
GLOSSÁRIO (incompleto)
Abismo - Outra das inúmeras dimensões criadas com a Cisão do Primo-Reino. Abriga numerosas entidades com poderes corruptores e divide-se em vários reinos e principados.
Aen - Energia mística usada como combustível das magias. Na realidade é a energia emanada na formação de Vallenia e responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. A magia Shaar geralmente usa Aen do ambiente e os magos Gentari usam a Aen interna para execução de seus feitiços.
Aldellor - Nome verdadeiro da Terra das Fadas, lar do Povo-Fada, orbe com alguns pontos de contato com Sarian/Vallenia
Almingo - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Almingo era o Mestre-Dragão de Ambar. Junto com Fortinges, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.
Alto Epandar - Epandar responsável por uma Congregação da Fé Verdadeira.
Argo - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Bajor - Tipo de cobra de 2 cabeças encontrada com frequencia em pântanos e matas sarianas. O seu veneno é muito forte e mortífero.
Bárbaros do Gelo - Povo pouco desenvolvido que vivia nas Montanhas Geladas e cercanias, ao norte de Fonin.
Bários - Povo guerreiro nativo da região árida do Deserto Sem Fim, organizado em muitos clãs e que viviam nos poucos oásis que se tem notícia nessa região. Muito orgulhosos de sua arte, de sua habilidade em combate e de suas mulheres de pele bronzeada pelo sol escaldante, cultuavam as forças da natureza e prestavam sacrifícios animais para trazer boa sorte nos combates e na caça. Os líderes comandavam pela força e a tradição defendia que, quando um líder de clã derrotasse outro líder, os homens do clã perdedor, em nome da honra, deveriam passar a seguir e obedecer o guerreiro vencedor. Além disso, qualquer Bário poderia desafiar a força de seu líder, e tornar-se o novo chefe do clã. Ainda assim, haviam bravos e valorosos guerreiros que conseguiam manter sob sua liderança milhares de homens de armas.
Bizarro - Alcunha do mais poderoso general de Shangmar, Kineles, o Bizarro.
Braço de Ferro - Apelido de Magnus, um dos primeiros reis de Carfar ainda na Era dos Reis. Investiu pesado na força bélica da nação e no treinamento de homem de armas.
Caça Velada - Costume que surgiu em Lexuff após a proibição de magia no reino por Kilssar II, então regente da nação. Os nobres ofereciam 1 moerda de ouro pela cabeça de cada feiticeiro morto em suas terras. Era um costume informal, porém intensamente difundido e que levou à morte centenas de inocentes e também muitos verdadeiros celestes. Algum tempo mais tarde, outro rei proibiu o pagamento pela morte de magos e feiticeiros.
Castelo de Uraur - Castelo mítico localizado no centro de Lurin. Morada da maioria do panteão de Vallenia.
Castelo dos Leões - Fortaleza localizada na capital de Carfar, onde vive toda familia imperial e sua corte.
Cavalo de Areia - ver JOGHATA
Celestes - Termo utilizado para designar usuários de magia em Vallenia.
Cerco de Verão - Episódio ocorrido durante os ataques de Urmet, quando a cidade de Varistos conteve o avanço das tropas do minotauro pérfido até a chegada do exército da capital fonina.
Círculo - Região hoje pertencente à Sumétria, disputada no passado pelas tropas foninas e carfarianas. Recebeu esse nome devido às vilas e pequenas cidades que rodeavam a região.
Clote - Sinônimo sariano para Biblioteca
Congregação - Grupos religiosos, seguidores da doutrina da Fé Verdadeira. Estão espalhados por toda Sarian e são liderados por um Alto Epandar. O dever de uma congregação é instruir e propagar os preceitos da Fé na comunidade, recrutar e formar novos religiosos, cumprir as ordens da Sacra Ordem e prestar socorro às ordens irmãs em necessidade. Todas as Ordens devem lealdade e obediência à Sacra Ordem, liderança máxima da Fé. Possuem nomes que remetem aos Deuses do Panteão ou valores defendidos pelo culto da Fé.
Congregação Primeira dos Bons Homens - Grupo religioso que anos mais tarde deu origem ao culto da Fé Verdadeira. A princípio um grupo de homens de fé preocupados em proteger a comunidade, o conhecimento e religiosidade do povo, aos poucos evoluiu para um culto maior, espalhado por toda Sarian e com bastante poder político e riqueza por trás dos preceitos religiosos.
Cumérios - Povo nativo da região da Baía da Ferradura. Tiveram suas terras invadidas pelos Gigladynos e foram massacrados ou escravizados.
Cuta - Reino antigo formado às margens da Baía de Koel. Estendia-se abaixo do Rio Sinuoso até os limites da floresta Nortis.
Dantrel - Evandil Mensageiro dos Deuses de Lurin. Conhecido também como Mil Faces, já que nunca aparecera duas vezes de uma mesma maneira. Segundo a Igreja de Gana, foi Dantrel quem ditou as palavras do Égroto aos 9 profetas antigos.
Den - título de nobreza de Annber. São governantes supremos de seus própriios feudos e devem lealdade ao Rei.
Deserto Sem Fim - Região árida da Lâmina do Machado, à leste da Baía da Ferradura. Berço de algumas civilizações antigas como Obaros e o reino dos Gigladynos. Ocupa parte do território dos atuais reinos de Tuzzan e Sorle.
Diáconos - Religiosos da Igreja de Gana, ainda em fase de aprendizado e provação para se tornarem Elderes.
Doolos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Égroto - principal livro sagrado da Igreja de Gana. Segundo a lenda, foi ditado pelo evandil Dantrel, aos Nove Profetas Antigos na região que hoje é o reino de Bezine. Contém os dogmas, preceitos, rituais e código de condutas dos seguidores desse culto religioso.
Eldano - título dado aos religiosos da Igreja de Gana. Antes de se tornarem Eldanos, os religiosos são Diáconos. Na igreja de Gana as religiosas são chamadas de Eldanas.
Epandar - nome de religioso pertencente ao culto da Fé Verdadeira, também conhecida apenas como "a Fé". São organizados em Congregações, grupos menores distribuídos regionalmente para melhor tratarem os interesses da Fé e da Sacra Ordem. Apenas homens podem ser Epandar e mulheres com funções menores na Fé são chamadas de Irmãs.
Erba - Bebida de origem desconhecida mas muito apreciada por toda Sarian devido ao seu gosto característico e baixo preço. Encontrada com facilidade em qualquer estabelecimento, festa, comemoração, navios...
Espírito-Criador - VER Olemus
Essência - Energia sagrada emanada de Olemus na criação do Primo-Reino. A Essência é responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. Também é a principal energia combustível de qualquer magia, chamada de Aen pelos celestes.
Estampo - Armadura de Couro Fervido e placas de cobre, usada geralmente por tropas de infantaria.
Evandil - Seres poderosos criados pelos 3 Supremos sobreviventes. São arautos fiéis para defenderem Lurin de novas investidas inimigas e servirem aos propósitos dos deuses.
Eví - Um dos 9 príncipes do Abismo, Eví também conhecido como Inimigo, no início dos tempos, invadiu Lurin com seu exército e atacou os Supremos com suas tropas. Esse embate ficou conhecido como a Grande Luta. Com grande possibilidade de vitória cercou os oponentes numa região chamada Guadalla mas não contava com a estratégia suicida de seus opositores. Terminou aprisionado no plano material no interior do novo planeta que se formou com a energia dos 4 Supremos que se sacrificaram.
Fé Verdadeira - Também conhecida apenas como a Fé, é um culto religioso espalhado por toda Sarian. Acredita no panteão dos deuses de Lurin e que cada ser vivo em Sarian é tocado por um dos divinos no seu nascimento. Possuem rituais próprios de celebração e seus fiéis todos os dias oram ao acordar e antes de dormir.
Ferradura (Baía da) - Baía na região Centro-Sul da Lâmina do Machado.
Ferro Verde - Liga metálica muito resistente, praticamente inquebrável e usada na fabricação de armas de altíssima qualidade. Armas desse tipo dificilmente perdem o fio e custam muito caro devido à raridade de ferreiros que sabem como produzi-las. No entanto sua principal propriedade é a resistência a magia. O Ferro Verde parece não se render à vontade dos celestes e inibe qualquer efeito mágico sobre si.
Fisthos - Uma das 100 raças de Vallenia. Seres com traços delicados, com sentidos aguçados, principalmente o olfato. Tem olhos de cores sempre claras, variando do amarelo ao azul bebê.
Folha Cinza - Planta cujo extrato relaxa os músculos e diminui a dor.
Fortaleza da Lua - Castelo situado na milenar cidade de Primivir. Foi destruído quando Giles, o Sexto, tomou e queimou grande parte da cidade. Suas ruínas ainda resistem ao tempo, mas o povo à considera mal assombrada.
Forte dos Sussuros - Fortaleza erguida por Shangmar em Itos-Ramar, de onde liderava suas forças malignas.
Fortinges - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Fortinges era o Mestre-Dragão Azul. Junto com Almingo, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.
Gana - Outro nome do deus Krawzon. VER Krawzon
Gana Ranai - Expressão religiosa (muitas vezes usada mais como hábito do que com intenção teológica) que quer dizer "É a vontade de Gana"
Gandeiro - Espécie de mensageiro que usa o Gando como meio de transporte.
Gando - Animal com 6 patas (2 dianteiras), parecido com um cavalo, sem cauda, e com mais altura. Forte, resiste a muito tempo de marcha e corrida, e por outro lado, come 3 vezes mais que um garanhão. É usado principalmente no transporte de mensagens, devido sua velocidade e constitição física, que permite viagens longas com mais facilidade.
Gentari - Estilo de magia natural, instintiva, que usa a energia interna do feiticeiro para alterar a realidade e produzir seus efeitos. Mais difícil e ainda mais rara que a magia ritual, só é dominada por magos realmente poderosos.
Glade - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia.
Glorium - União perfeita de Espírito e Matéria. Até a Cisão, todo o Universo Original era composto de Glorium. Requisito indispensável para vida. Sem Glorium não há vida.
Grande Luta - Guerra ocorrida entre os 7 Supremos de Lurin e as tropas invasoras de Eví. O príncipe do Abismo tencionava tomar para si a morada dos Deuses e absorver toda a Essência para conquistar mais e mais poder. O Inimigo e seus generais tinham o intuito de dominar e usar a força divina dos Supremos para sobrepujarem todo o cosmo e a espiral material. O combate foi duradouro e difícil para ambos os lados, no entanto, em certo momento a vitória parecia certa para as tropas abissais. Prevendo a derrota, os Supremos adotaram uma estratégia suicida, e esgotando quase toda a sua energia, juntos conseguiram banir Eví e seus asseclas para um dos infinitos planos materiais e o aprisionou-os dentro de uma imensa massa de terra e elementos, um novo planeta que se formou com o dispêndio de toda essa energia: Vallenia.
Guadalla - Região de Lurin onde a Grande Luta teve fim. Tempos depois, Koel ergueu para si, um Palácio no local.
Inimigo - VER Eví
Jaúba - Fruta com grande valor nutritivo e segundo alguns sábios, com importantes propriedades curativas.
Joghata - Tipo de animal bípede e encurvado, com aspecto reptiliano, que quando domesticado, serve como montaria em áreas desérticas. Sobrevivem com grande privação de água e alimentos, além de possuirem grande resistência física para suportarem os rigores do clima árido.
Juramento - Acordo selado entre os Deuses de Vallenia, que estabeleceu regras e decidiu como seria a vida das novas raças que agora habitavam o planeta-prisão. Determinaram todas as provações que os mortais deveriam passar para chegarem à vida eterna, passando por Mutis. Também determinaram que não visitariam os planos materiais pessoalmente, não interveriam nas questões mortais e que dariam presentes valiosos para as 100 raças : inteligência, sabedoria, os elementos, a força marcial, o livre-arbítrio, o amor, a fé, a natureza, a coragem e a sorte.
Kaard - Título dos cavaleiros ordenados pelos governantes de vários reinos. Alguns possuem terras, criados e vassalos, e sua posição social varia de acordo com o reino em que são ordenados. Os Kaard de Carfar também são chamados de Lordes, mesmo que não possuam terras.
Kalidach - Artefatos criados por Shangmar, usando a energia absorvida com a morte de Lexubank, energia abissal do centro de Vallenia e sua prórpia Essência. Pareciam cetros prateados e ornados com uma jóia translúcida e que tinham o poder de controlar qualquer Mestre-Dragão. O feiticeiro confeccionou um desse para si e para cada um de seus 5 generais, também conhecidos como Comendadores Sombrios.
Kodos - Urso, geralmente cinzento, com 3 chifres na testa, sendo o central o mais longo. Tem cerca de 3 metros de altura quando de pé. A pele é valiosa por ser de ótima qualidade para fabricação de mantos e agasalhos.
Koel - Filho de Rules e Mypos. Deus do panteão de Vallenia. Vive no Palácio de Guadalla, num ponto isolado de Lurin. É o mais recluso e introspectivo dos deuses da Vallenia.
Krawzon - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e é tido pela maioria das culturas de Vallenia como líder do panteão de Deuses. Apaixonou-se e casou-se com Yana, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas Krawzon também é conhecido como Gana.
Lâmina do Machado - Continente de Vallenia localizado no extremo noroeste, área dominada e protegida pela Mestre-Dragoa Sarian durante a Era Perdida, antes da batalha dos Dragões. Na Lâmina começa em Krishan, e extende-se até o distante reino insular de Rauze.
Lexubank - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Lexubank era o Mestre-Dragão de Cristal. Foi o primeira a morrer numa armadilha arquitetada por Shangmar.
Ludas - Expedições desbravadoras organizadas pelo povo que habitava a região próxima da Cordilheira Dentada no início da Era Nova. Tinham o objetivo de descobrir novas regiões habitáveis, capazes de acolher todo o povo que crescia com velocidade. Eram compostas por homens de armas, artesãos, fazendeiros, camponeses, mulheres, religiososos, membros da Congregação Primeira, crianças, e toda sorte de pessoas que ambicionavam melhores condições de vida e saiam em busca de novas esperanças.
Lurin - Santuário e lar dos Deuses de Vallenia, Lurin é uma dimensão etérea, próxima de mundo material, de onde os deuses observam e guiam o curso da história com seus poderes. É também lar dos Evandil, criaturas poderosas criadas pelos 3 Supremos sobreviventes para protegerem Lurin e servirem aos seus propósitos.
Maedos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Melásia - Bebida de frutas e mel criada pelos gnomos e muito apreciada em outras civilizações. Devido a raridade é bem cara em comunidades não-gnomas.
Membros - gíria usada pela população pobre para se referir aos nobres e cavaleiros.
Merorn - título máximo da nobreza de Tuzzan. Vassalos diretos do Imperador.
Mil Faces - VER Dantrel
Miradi - Alfabeto criado na Era Perdida, para reproduzir graficamente os sons da língua ancestral usada na invocação de rituais de magia Shaar e encantamentos Gentari. Tem 292 símbolos que remetem aos sons místicos ensinados aos mortais pelos Mestres-Dragão.
Mosca - gíria usada em Sarian para designar alguém que não trabalha.
Mutis - Contraparte escura de Lurin, lar dos Deuses, por onde o espírito dos mortos deve peregrinar antes de alcançarem a vida eterna ao lado de seus criadores. É também a morada de Rules, o deus Traidor, expulso de Lurin após o sequestro de Mypos. Está isolado em sua própria morada após o fechamento do Portão Esmeralda pelos outros deuses.
Mypos - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia. No passado foi sequestrada por Rules, com quem teve um filho, Koel.
Nargonte - Título de nobreza do povo-fada. Existem 7 nargontes, para cada um dos 7 castelos, das 7 cidades de Aldellor.
Nimerys - Entidade Maior em Aldellor. Rainha Fada, líder das 7 cidades e do Povo-Fada.
Norim - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Nove Profetas Antigos - Profetas que segundo as lendas, jejuaram em busca de iluminação e clemência aos deuses, e em contrapartida, receberam o Égroto.
Oagar - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Olemus - A Força criadora de todas as coisas, Espírito Criador, Fonte da Essência. Entidade que deu origem ao Primo-Reino e depois, a todos os mundos e universos do cosmos.
Olho-de-Fada - Tipo de pedra preciosa encontrada no leito dos rios e em minas subterrâeas, desde a Era Perdida. Hoje são muito mais raras e valiosas. São azuladas, variando do anil transparente ao azulão opaco e leitoso.
Omar - Jogo de tabuleiro muito antigo, que já passou por inúmeras versões desde a Era Perdida. Foi criado pelos Fisthos e hoje é muito apreciado pela nobreza sariana. Foi usado por Rentaro para vencer as apostas realizadas com Fortinges e Almingo.
Palácio de Gladyr - Palácio do governo de Gladyr e do rei dos Gigladynos.
Paladinos - Guerreiros Santos que lutam em nome da Fé Verdadeira. Paladinos renunciam suas famílias, suas posses e seus nomes. Normalmente estão sob o comando direto de algum Alto Epandar. Quando sagrados com o grau de Guerreiros Santos um paladino tem seus crimes perdoados pela Fé, recebem um novo nome e juram lealdade à Sacra Ordem.
Pérfidos - Celestes que usam a energia abissal emanada por Eví e seus asseclas para ampliar seus poderes mágicos. Em geral, se tornam corrompidos pela mesma energia que os fortalesse e aos poucos se transformam em escravos dessas criaturas malignas.
Portão Esmeralda - Portal que liga Lurin e Mutis. Era guardado pelo Evandil-Guardião Pegam, morto por Rules quando este sequestrou Mypos para a terra dos mortos.
Pouso do Príncipe - Castelo construído na época em que Annber era um principado de Fonin. É até hoje a morada e sede do governo do monarca ambiano.
Primeiros - Seres que viviam no Primo-Reino antes da Cisão. Eram compostos de Glorium e eram imortais.
Primo-Reino - O Universo Original, Primeira Dimensão, no início da existência e de todas as coisas. Nesse Reino tudo era composto de Glorium, a união perfeita de espírito e matéria.
Princesa da Fé - Escolhida para reinar em Bezine, a Princesa da Fé é uma garota escolhida pela Sacra Ordem da Fé Verdadeira como representante do Panteão em Sarian. As tradições defendem que a Princesa de Todos os Deuses, como também é conhecida, é tocada não só por uma divindade no seu nascimento, mas por todas. É mais uma figura decorativa da Fé, já que quem governa em Bezine e controla a ordem religiosa é a Sacra Ordem.
Princesa de Todos os Deuses - VER Princesa da Fé.
Prisão dos Nobres - Evento marcado pela prisão da nobreza de Gladyr numa revolta promovida pelas castas inferiores do reino dos Gigladynos. O povo lutava por melhores condições de vida e aprisionaram a família regente em seu próprio palácio.
Rentaro - Líder de um povo misto que vivia sob as sombras do Vale Jenfara. Fazia parte da quarta geração da Era Perdida e ficava maravilhado com os poderes surpreendentes dos Mestres-Dragões. Arquitetou uma estratégia para ganhar uma aposta com 2 desses dragões e com isso conseguiu ser o primeiro mortal a aprender as artes mágicas. Todo início da magia em Vallenia deu-se por sua descendência e ao longo dos séculos o conhecimento que fora obtido com Fortinges e Almingo foi espalhado pelos continentes.
Rules - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vivia em Lurin com seus iguais até que se voltou contra eles, enciumado do amor de Yana. Sequestrou Mypos para Mutis e com ela teve um filho, Koel. Vive isolado em Mutis depois que os outros deuses selaram o Portão Esmeralda, portal que liga Lurin à terra dos mortos.
Sacra Ordem - Liderança maior da Fé Verdadeira. Composta por 12 Epandares (cada um tocado por um dos deuses do panteão, também são chamados de Alto Epandar), tem a sede no Templo do Trono Maior, erguido na capital de Bezine.
Sarian - Sarian era uma das Mestres-Dragão que foram enviadas pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Sarian era a Mestre-Dragoa Verde. Além disso, a maioria das pessoas chama Vallenia de Sarian, devido à imensa extensão de terra que a dragoa dominou antes das Guerra dos Dragões.
Sega - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Shaar - Forma de magia ritual. Ainda que rara, é a mais usual em Sarian. Pode ser aprendida e ensinada por qualquer indivíduo disposto, determinado e persistente. Além deste tipo , existe também a chamada magia espontânea , conhecida como Gentari.
Shangmar - Mago gárgio poderoso que viveu em Vallenia na Era Perdida. Conseguiu matar o primeiro Mestre-Dragão e com a energia mística absorvida, construiu poderosos artefatos que desencadearam a Guerra dos Dragões e a extinção de muitas das 100 raças.
Sian - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Sirfado - Traje típico dos epandares da Fé Verdadeira. Composto por uma bata e uma calça. A bata geralmente é de cor azulada com bordados claros na gola, no caso de Altos Epandares. A cor da calça varia muito de Congregação para Congregação. O Sacra Ordem usa sirfados pretos (batas e calças) com bordados brancos. Existe também o Sirfado Cerimonial, usado nos sermões, um pouco maiores (até o joelho) e sempre com calça branca.
Sopa de Mato - Poção de ervas usada com fins curativos. Tem a capacidade de atrasar os efeitos de certos venenos.
Suleses - Parte do povo gigladyno que migrou para o sul, a partir do Deserto Sem Fim, quando da expansão dos Homens de Cobre. Os povoados que que formaram a partir de então deu origem a reino de Sorle anos séculos mais tarde.
Supremos - Com a Cisão do Primo-Reino, a energia de Olemus se propagou pelo cosmos e deu origem a entidades de poder imensurável. Em Lurin, essa energia criou seres fantásticos, parcelas de poder do Espírito Criador refletidas na nova realidade. Originalmente eram 7: Krawzon, Rules, Yana, Oagar, Xarca, Norim e Sega. Após o embate que ficou conhecido como a Grande Luta, apenas os 3 primeiros sobreviveram.
Syonslyn - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Syonslyn era o Mestre-Dragão Vermelho. Único dragão que sobreviveu até os dias atuais.
Togo - Templo Principal dos Deuses Sarianos erguido pela Igreja de Gana. Cada um dos deuses do panteão tem apenas um Togo de seu nome.
Traidor - VER Rules
Tronco - Medida de distância usada em Sarian e que equivale a 5 metros. Vinte troncos equivalem a 100 metros.
Trono de Bronze - Como é chamado o trono de Lexuff. Originalmente usado pelos monarcas da família Valar, de Merkel Valar, primeiro rei de Lexuff. Hoje o trono passa de família em família, quando um novo rei é escolhido após a morte de seu antecessor, entre seus simares e nemares.
Turão -Termo usado para designar um forte ou caserna militar. Tem origem na palavra Turo, que é um sinônimo para machado em Sarian.
Turo - Outro termo utilizado para machados em Vallenia
Vallenia - Planeta criado pelos Supremos sobreviventes no fim da Grande Luta para envolver e servir de prisão para Eví e alguns de seus asseclas. Mundo onde no passado serviu de abrigo para as 100 raças e agora vive seu apogeu tecnológico. Também conhecido como Sarian.
Vitras - Principal moeda utilizada no leste de Sarian. Cunhada originalmente em Carfar, é aceita em diversos reinos da região.
Xarca - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Yana - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e as lendas defendem que é responsável por toda natureza de Vallenia. Apaixonou-se e casou-se com Krawzon, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas também é conhecida como Irma.
Yavas - Bolas de prata usadas como moeda de troca em Sorle, devido a inexistência de grandes minas de ouro na região.
Zorgg - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Zullon - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Abismo - Outra das inúmeras dimensões criadas com a Cisão do Primo-Reino. Abriga numerosas entidades com poderes corruptores e divide-se em vários reinos e principados.
Aen - Energia mística usada como combustível das magias. Na realidade é a energia emanada na formação de Vallenia e responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. A magia Shaar geralmente usa Aen do ambiente e os magos Gentari usam a Aen interna para execução de seus feitiços.
Aldellor - Nome verdadeiro da Terra das Fadas, lar do Povo-Fada, orbe com alguns pontos de contato com Sarian/Vallenia
Almingo - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Almingo era o Mestre-Dragão de Ambar. Junto com Fortinges, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.
Alto Epandar - Epandar responsável por uma Congregação da Fé Verdadeira.
Argo - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Bajor - Tipo de cobra de 2 cabeças encontrada com frequencia em pântanos e matas sarianas. O seu veneno é muito forte e mortífero.
Bárbaros do Gelo - Povo pouco desenvolvido que vivia nas Montanhas Geladas e cercanias, ao norte de Fonin.
Bários - Povo guerreiro nativo da região árida do Deserto Sem Fim, organizado em muitos clãs e que viviam nos poucos oásis que se tem notícia nessa região. Muito orgulhosos de sua arte, de sua habilidade em combate e de suas mulheres de pele bronzeada pelo sol escaldante, cultuavam as forças da natureza e prestavam sacrifícios animais para trazer boa sorte nos combates e na caça. Os líderes comandavam pela força e a tradição defendia que, quando um líder de clã derrotasse outro líder, os homens do clã perdedor, em nome da honra, deveriam passar a seguir e obedecer o guerreiro vencedor. Além disso, qualquer Bário poderia desafiar a força de seu líder, e tornar-se o novo chefe do clã. Ainda assim, haviam bravos e valorosos guerreiros que conseguiam manter sob sua liderança milhares de homens de armas.
Bizarro - Alcunha do mais poderoso general de Shangmar, Kineles, o Bizarro.
Braço de Ferro - Apelido de Magnus, um dos primeiros reis de Carfar ainda na Era dos Reis. Investiu pesado na força bélica da nação e no treinamento de homem de armas.
Caça Velada - Costume que surgiu em Lexuff após a proibição de magia no reino por Kilssar II, então regente da nação. Os nobres ofereciam 1 moerda de ouro pela cabeça de cada feiticeiro morto em suas terras. Era um costume informal, porém intensamente difundido e que levou à morte centenas de inocentes e também muitos verdadeiros celestes. Algum tempo mais tarde, outro rei proibiu o pagamento pela morte de magos e feiticeiros.
Castelo de Uraur - Castelo mítico localizado no centro de Lurin. Morada da maioria do panteão de Vallenia.
Castelo dos Leões - Fortaleza localizada na capital de Carfar, onde vive toda familia imperial e sua corte.
Cavalo de Areia - ver JOGHATA
Celestes - Termo utilizado para designar usuários de magia em Vallenia.
Cerco de Verão - Episódio ocorrido durante os ataques de Urmet, quando a cidade de Varistos conteve o avanço das tropas do minotauro pérfido até a chegada do exército da capital fonina.
Círculo - Região hoje pertencente à Sumétria, disputada no passado pelas tropas foninas e carfarianas. Recebeu esse nome devido às vilas e pequenas cidades que rodeavam a região.
Clote - Sinônimo sariano para Biblioteca
Congregação - Grupos religiosos, seguidores da doutrina da Fé Verdadeira. Estão espalhados por toda Sarian e são liderados por um Alto Epandar. O dever de uma congregação é instruir e propagar os preceitos da Fé na comunidade, recrutar e formar novos religiosos, cumprir as ordens da Sacra Ordem e prestar socorro às ordens irmãs em necessidade. Todas as Ordens devem lealdade e obediência à Sacra Ordem, liderança máxima da Fé. Possuem nomes que remetem aos Deuses do Panteão ou valores defendidos pelo culto da Fé.
Congregação Primeira dos Bons Homens - Grupo religioso que anos mais tarde deu origem ao culto da Fé Verdadeira. A princípio um grupo de homens de fé preocupados em proteger a comunidade, o conhecimento e religiosidade do povo, aos poucos evoluiu para um culto maior, espalhado por toda Sarian e com bastante poder político e riqueza por trás dos preceitos religiosos.
Cumérios - Povo nativo da região da Baía da Ferradura. Tiveram suas terras invadidas pelos Gigladynos e foram massacrados ou escravizados.
Cuta - Reino antigo formado às margens da Baía de Koel. Estendia-se abaixo do Rio Sinuoso até os limites da floresta Nortis.
Dantrel - Evandil Mensageiro dos Deuses de Lurin. Conhecido também como Mil Faces, já que nunca aparecera duas vezes de uma mesma maneira. Segundo a Igreja de Gana, foi Dantrel quem ditou as palavras do Égroto aos 9 profetas antigos.
Den - título de nobreza de Annber. São governantes supremos de seus própriios feudos e devem lealdade ao Rei.
Deserto Sem Fim - Região árida da Lâmina do Machado, à leste da Baía da Ferradura. Berço de algumas civilizações antigas como Obaros e o reino dos Gigladynos. Ocupa parte do território dos atuais reinos de Tuzzan e Sorle.
Diáconos - Religiosos da Igreja de Gana, ainda em fase de aprendizado e provação para se tornarem Elderes.
Doolos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Égroto - principal livro sagrado da Igreja de Gana. Segundo a lenda, foi ditado pelo evandil Dantrel, aos Nove Profetas Antigos na região que hoje é o reino de Bezine. Contém os dogmas, preceitos, rituais e código de condutas dos seguidores desse culto religioso.
Eldano - título dado aos religiosos da Igreja de Gana. Antes de se tornarem Eldanos, os religiosos são Diáconos. Na igreja de Gana as religiosas são chamadas de Eldanas.
Epandar - nome de religioso pertencente ao culto da Fé Verdadeira, também conhecida apenas como "a Fé". São organizados em Congregações, grupos menores distribuídos regionalmente para melhor tratarem os interesses da Fé e da Sacra Ordem. Apenas homens podem ser Epandar e mulheres com funções menores na Fé são chamadas de Irmãs.
Erba - Bebida de origem desconhecida mas muito apreciada por toda Sarian devido ao seu gosto característico e baixo preço. Encontrada com facilidade em qualquer estabelecimento, festa, comemoração, navios...
Espírito-Criador - VER Olemus
Essência - Energia sagrada emanada de Olemus na criação do Primo-Reino. A Essência é responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. Também é a principal energia combustível de qualquer magia, chamada de Aen pelos celestes.
Estampo - Armadura de Couro Fervido e placas de cobre, usada geralmente por tropas de infantaria.
Evandil - Seres poderosos criados pelos 3 Supremos sobreviventes. São arautos fiéis para defenderem Lurin de novas investidas inimigas e servirem aos propósitos dos deuses.
Eví - Um dos 9 príncipes do Abismo, Eví também conhecido como Inimigo, no início dos tempos, invadiu Lurin com seu exército e atacou os Supremos com suas tropas. Esse embate ficou conhecido como a Grande Luta. Com grande possibilidade de vitória cercou os oponentes numa região chamada Guadalla mas não contava com a estratégia suicida de seus opositores. Terminou aprisionado no plano material no interior do novo planeta que se formou com a energia dos 4 Supremos que se sacrificaram.
Fé Verdadeira - Também conhecida apenas como a Fé, é um culto religioso espalhado por toda Sarian. Acredita no panteão dos deuses de Lurin e que cada ser vivo em Sarian é tocado por um dos divinos no seu nascimento. Possuem rituais próprios de celebração e seus fiéis todos os dias oram ao acordar e antes de dormir.
Ferradura (Baía da) - Baía na região Centro-Sul da Lâmina do Machado.
Ferro Verde - Liga metálica muito resistente, praticamente inquebrável e usada na fabricação de armas de altíssima qualidade. Armas desse tipo dificilmente perdem o fio e custam muito caro devido à raridade de ferreiros que sabem como produzi-las. No entanto sua principal propriedade é a resistência a magia. O Ferro Verde parece não se render à vontade dos celestes e inibe qualquer efeito mágico sobre si.
Fisthos - Uma das 100 raças de Vallenia. Seres com traços delicados, com sentidos aguçados, principalmente o olfato. Tem olhos de cores sempre claras, variando do amarelo ao azul bebê.
Folha Cinza - Planta cujo extrato relaxa os músculos e diminui a dor.
Fortaleza da Lua - Castelo situado na milenar cidade de Primivir. Foi destruído quando Giles, o Sexto, tomou e queimou grande parte da cidade. Suas ruínas ainda resistem ao tempo, mas o povo à considera mal assombrada.
Forte dos Sussuros - Fortaleza erguida por Shangmar em Itos-Ramar, de onde liderava suas forças malignas.
Fortinges - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Fortinges era o Mestre-Dragão Azul. Junto com Almingo, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.
Gana - Outro nome do deus Krawzon. VER Krawzon
Gana Ranai - Expressão religiosa (muitas vezes usada mais como hábito do que com intenção teológica) que quer dizer "É a vontade de Gana"
Gandeiro - Espécie de mensageiro que usa o Gando como meio de transporte.
Gando - Animal com 6 patas (2 dianteiras), parecido com um cavalo, sem cauda, e com mais altura. Forte, resiste a muito tempo de marcha e corrida, e por outro lado, come 3 vezes mais que um garanhão. É usado principalmente no transporte de mensagens, devido sua velocidade e constitição física, que permite viagens longas com mais facilidade.
Gentari - Estilo de magia natural, instintiva, que usa a energia interna do feiticeiro para alterar a realidade e produzir seus efeitos. Mais difícil e ainda mais rara que a magia ritual, só é dominada por magos realmente poderosos.
Glade - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia.
Glorium - União perfeita de Espírito e Matéria. Até a Cisão, todo o Universo Original era composto de Glorium. Requisito indispensável para vida. Sem Glorium não há vida.
Grande Luta - Guerra ocorrida entre os 7 Supremos de Lurin e as tropas invasoras de Eví. O príncipe do Abismo tencionava tomar para si a morada dos Deuses e absorver toda a Essência para conquistar mais e mais poder. O Inimigo e seus generais tinham o intuito de dominar e usar a força divina dos Supremos para sobrepujarem todo o cosmo e a espiral material. O combate foi duradouro e difícil para ambos os lados, no entanto, em certo momento a vitória parecia certa para as tropas abissais. Prevendo a derrota, os Supremos adotaram uma estratégia suicida, e esgotando quase toda a sua energia, juntos conseguiram banir Eví e seus asseclas para um dos infinitos planos materiais e o aprisionou-os dentro de uma imensa massa de terra e elementos, um novo planeta que se formou com o dispêndio de toda essa energia: Vallenia.
Guadalla - Região de Lurin onde a Grande Luta teve fim. Tempos depois, Koel ergueu para si, um Palácio no local.
Inimigo - VER Eví
Jaúba - Fruta com grande valor nutritivo e segundo alguns sábios, com importantes propriedades curativas.
Joghata - Tipo de animal bípede e encurvado, com aspecto reptiliano, que quando domesticado, serve como montaria em áreas desérticas. Sobrevivem com grande privação de água e alimentos, além de possuirem grande resistência física para suportarem os rigores do clima árido.
Juramento - Acordo selado entre os Deuses de Vallenia, que estabeleceu regras e decidiu como seria a vida das novas raças que agora habitavam o planeta-prisão. Determinaram todas as provações que os mortais deveriam passar para chegarem à vida eterna, passando por Mutis. Também determinaram que não visitariam os planos materiais pessoalmente, não interveriam nas questões mortais e que dariam presentes valiosos para as 100 raças : inteligência, sabedoria, os elementos, a força marcial, o livre-arbítrio, o amor, a fé, a natureza, a coragem e a sorte.
Kaard - Título dos cavaleiros ordenados pelos governantes de vários reinos. Alguns possuem terras, criados e vassalos, e sua posição social varia de acordo com o reino em que são ordenados. Os Kaard de Carfar também são chamados de Lordes, mesmo que não possuam terras.
Kalidach - Artefatos criados por Shangmar, usando a energia absorvida com a morte de Lexubank, energia abissal do centro de Vallenia e sua prórpia Essência. Pareciam cetros prateados e ornados com uma jóia translúcida e que tinham o poder de controlar qualquer Mestre-Dragão. O feiticeiro confeccionou um desse para si e para cada um de seus 5 generais, também conhecidos como Comendadores Sombrios.
Kodos - Urso, geralmente cinzento, com 3 chifres na testa, sendo o central o mais longo. Tem cerca de 3 metros de altura quando de pé. A pele é valiosa por ser de ótima qualidade para fabricação de mantos e agasalhos.
Koel - Filho de Rules e Mypos. Deus do panteão de Vallenia. Vive no Palácio de Guadalla, num ponto isolado de Lurin. É o mais recluso e introspectivo dos deuses da Vallenia.
Krawzon - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e é tido pela maioria das culturas de Vallenia como líder do panteão de Deuses. Apaixonou-se e casou-se com Yana, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas Krawzon também é conhecido como Gana.
Lâmina do Machado - Continente de Vallenia localizado no extremo noroeste, área dominada e protegida pela Mestre-Dragoa Sarian durante a Era Perdida, antes da batalha dos Dragões. Na Lâmina começa em Krishan, e extende-se até o distante reino insular de Rauze.
Lexubank - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Lexubank era o Mestre-Dragão de Cristal. Foi o primeira a morrer numa armadilha arquitetada por Shangmar.
Ludas - Expedições desbravadoras organizadas pelo povo que habitava a região próxima da Cordilheira Dentada no início da Era Nova. Tinham o objetivo de descobrir novas regiões habitáveis, capazes de acolher todo o povo que crescia com velocidade. Eram compostas por homens de armas, artesãos, fazendeiros, camponeses, mulheres, religiososos, membros da Congregação Primeira, crianças, e toda sorte de pessoas que ambicionavam melhores condições de vida e saiam em busca de novas esperanças.
Lurin - Santuário e lar dos Deuses de Vallenia, Lurin é uma dimensão etérea, próxima de mundo material, de onde os deuses observam e guiam o curso da história com seus poderes. É também lar dos Evandil, criaturas poderosas criadas pelos 3 Supremos sobreviventes para protegerem Lurin e servirem aos seus propósitos.
Maedos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Melásia - Bebida de frutas e mel criada pelos gnomos e muito apreciada em outras civilizações. Devido a raridade é bem cara em comunidades não-gnomas.
Membros - gíria usada pela população pobre para se referir aos nobres e cavaleiros.
Merorn - título máximo da nobreza de Tuzzan. Vassalos diretos do Imperador.
Mil Faces - VER Dantrel
Miradi - Alfabeto criado na Era Perdida, para reproduzir graficamente os sons da língua ancestral usada na invocação de rituais de magia Shaar e encantamentos Gentari. Tem 292 símbolos que remetem aos sons místicos ensinados aos mortais pelos Mestres-Dragão.
Mosca - gíria usada em Sarian para designar alguém que não trabalha.
Mutis - Contraparte escura de Lurin, lar dos Deuses, por onde o espírito dos mortos deve peregrinar antes de alcançarem a vida eterna ao lado de seus criadores. É também a morada de Rules, o deus Traidor, expulso de Lurin após o sequestro de Mypos. Está isolado em sua própria morada após o fechamento do Portão Esmeralda pelos outros deuses.
Mypos - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia. No passado foi sequestrada por Rules, com quem teve um filho, Koel.
Nargonte - Título de nobreza do povo-fada. Existem 7 nargontes, para cada um dos 7 castelos, das 7 cidades de Aldellor.
Nimerys - Entidade Maior em Aldellor. Rainha Fada, líder das 7 cidades e do Povo-Fada.
Norim - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Nove Profetas Antigos - Profetas que segundo as lendas, jejuaram em busca de iluminação e clemência aos deuses, e em contrapartida, receberam o Égroto.
Oagar - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Olemus - A Força criadora de todas as coisas, Espírito Criador, Fonte da Essência. Entidade que deu origem ao Primo-Reino e depois, a todos os mundos e universos do cosmos.
Olho-de-Fada - Tipo de pedra preciosa encontrada no leito dos rios e em minas subterrâeas, desde a Era Perdida. Hoje são muito mais raras e valiosas. São azuladas, variando do anil transparente ao azulão opaco e leitoso.
Omar - Jogo de tabuleiro muito antigo, que já passou por inúmeras versões desde a Era Perdida. Foi criado pelos Fisthos e hoje é muito apreciado pela nobreza sariana. Foi usado por Rentaro para vencer as apostas realizadas com Fortinges e Almingo.
Palácio de Gladyr - Palácio do governo de Gladyr e do rei dos Gigladynos.
Paladinos - Guerreiros Santos que lutam em nome da Fé Verdadeira. Paladinos renunciam suas famílias, suas posses e seus nomes. Normalmente estão sob o comando direto de algum Alto Epandar. Quando sagrados com o grau de Guerreiros Santos um paladino tem seus crimes perdoados pela Fé, recebem um novo nome e juram lealdade à Sacra Ordem.
Pérfidos - Celestes que usam a energia abissal emanada por Eví e seus asseclas para ampliar seus poderes mágicos. Em geral, se tornam corrompidos pela mesma energia que os fortalesse e aos poucos se transformam em escravos dessas criaturas malignas.
Portão Esmeralda - Portal que liga Lurin e Mutis. Era guardado pelo Evandil-Guardião Pegam, morto por Rules quando este sequestrou Mypos para a terra dos mortos.
Pouso do Príncipe - Castelo construído na época em que Annber era um principado de Fonin. É até hoje a morada e sede do governo do monarca ambiano.
Primeiros - Seres que viviam no Primo-Reino antes da Cisão. Eram compostos de Glorium e eram imortais.
Primo-Reino - O Universo Original, Primeira Dimensão, no início da existência e de todas as coisas. Nesse Reino tudo era composto de Glorium, a união perfeita de espírito e matéria.
Princesa da Fé - Escolhida para reinar em Bezine, a Princesa da Fé é uma garota escolhida pela Sacra Ordem da Fé Verdadeira como representante do Panteão em Sarian. As tradições defendem que a Princesa de Todos os Deuses, como também é conhecida, é tocada não só por uma divindade no seu nascimento, mas por todas. É mais uma figura decorativa da Fé, já que quem governa em Bezine e controla a ordem religiosa é a Sacra Ordem.
Princesa de Todos os Deuses - VER Princesa da Fé.
Prisão dos Nobres - Evento marcado pela prisão da nobreza de Gladyr numa revolta promovida pelas castas inferiores do reino dos Gigladynos. O povo lutava por melhores condições de vida e aprisionaram a família regente em seu próprio palácio.
Rentaro - Líder de um povo misto que vivia sob as sombras do Vale Jenfara. Fazia parte da quarta geração da Era Perdida e ficava maravilhado com os poderes surpreendentes dos Mestres-Dragões. Arquitetou uma estratégia para ganhar uma aposta com 2 desses dragões e com isso conseguiu ser o primeiro mortal a aprender as artes mágicas. Todo início da magia em Vallenia deu-se por sua descendência e ao longo dos séculos o conhecimento que fora obtido com Fortinges e Almingo foi espalhado pelos continentes.
Rules - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vivia em Lurin com seus iguais até que se voltou contra eles, enciumado do amor de Yana. Sequestrou Mypos para Mutis e com ela teve um filho, Koel. Vive isolado em Mutis depois que os outros deuses selaram o Portão Esmeralda, portal que liga Lurin à terra dos mortos.
Sacra Ordem - Liderança maior da Fé Verdadeira. Composta por 12 Epandares (cada um tocado por um dos deuses do panteão, também são chamados de Alto Epandar), tem a sede no Templo do Trono Maior, erguido na capital de Bezine.
Sarian - Sarian era uma das Mestres-Dragão que foram enviadas pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Sarian era a Mestre-Dragoa Verde. Além disso, a maioria das pessoas chama Vallenia de Sarian, devido à imensa extensão de terra que a dragoa dominou antes das Guerra dos Dragões.
Sega - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Shaar - Forma de magia ritual. Ainda que rara, é a mais usual em Sarian. Pode ser aprendida e ensinada por qualquer indivíduo disposto, determinado e persistente. Além deste tipo , existe também a chamada magia espontânea , conhecida como Gentari.
Shangmar - Mago gárgio poderoso que viveu em Vallenia na Era Perdida. Conseguiu matar o primeiro Mestre-Dragão e com a energia mística absorvida, construiu poderosos artefatos que desencadearam a Guerra dos Dragões e a extinção de muitas das 100 raças.
Sian - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Sirfado - Traje típico dos epandares da Fé Verdadeira. Composto por uma bata e uma calça. A bata geralmente é de cor azulada com bordados claros na gola, no caso de Altos Epandares. A cor da calça varia muito de Congregação para Congregação. O Sacra Ordem usa sirfados pretos (batas e calças) com bordados brancos. Existe também o Sirfado Cerimonial, usado nos sermões, um pouco maiores (até o joelho) e sempre com calça branca.
Sopa de Mato - Poção de ervas usada com fins curativos. Tem a capacidade de atrasar os efeitos de certos venenos.
Suleses - Parte do povo gigladyno que migrou para o sul, a partir do Deserto Sem Fim, quando da expansão dos Homens de Cobre. Os povoados que que formaram a partir de então deu origem a reino de Sorle anos séculos mais tarde.
Supremos - Com a Cisão do Primo-Reino, a energia de Olemus se propagou pelo cosmos e deu origem a entidades de poder imensurável. Em Lurin, essa energia criou seres fantásticos, parcelas de poder do Espírito Criador refletidas na nova realidade. Originalmente eram 7: Krawzon, Rules, Yana, Oagar, Xarca, Norim e Sega. Após o embate que ficou conhecido como a Grande Luta, apenas os 3 primeiros sobreviveram.
Syonslyn - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Syonslyn era o Mestre-Dragão Vermelho. Único dragão que sobreviveu até os dias atuais.
Togo - Templo Principal dos Deuses Sarianos erguido pela Igreja de Gana. Cada um dos deuses do panteão tem apenas um Togo de seu nome.
Traidor - VER Rules
Tronco - Medida de distância usada em Sarian e que equivale a 5 metros. Vinte troncos equivalem a 100 metros.
Trono de Bronze - Como é chamado o trono de Lexuff. Originalmente usado pelos monarcas da família Valar, de Merkel Valar, primeiro rei de Lexuff. Hoje o trono passa de família em família, quando um novo rei é escolhido após a morte de seu antecessor, entre seus simares e nemares.
Turão -Termo usado para designar um forte ou caserna militar. Tem origem na palavra Turo, que é um sinônimo para machado em Sarian.
Turo - Outro termo utilizado para machados em Vallenia
Vallenia - Planeta criado pelos Supremos sobreviventes no fim da Grande Luta para envolver e servir de prisão para Eví e alguns de seus asseclas. Mundo onde no passado serviu de abrigo para as 100 raças e agora vive seu apogeu tecnológico. Também conhecido como Sarian.
Vitras - Principal moeda utilizada no leste de Sarian. Cunhada originalmente em Carfar, é aceita em diversos reinos da região.
Xarca - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.
Yana - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e as lendas defendem que é responsável por toda natureza de Vallenia. Apaixonou-se e casou-se com Krawzon, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas também é conhecida como Irma.
Yavas - Bolas de prata usadas como moeda de troca em Sorle, devido a inexistência de grandes minas de ouro na região.
Zorgg - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.
Zullon - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.