Os Reinos da Lâmina do Machado - Situação Atual
Os Reinos da Lâmina do Machado - Situação Atual
Lexuff
Carfar
Sorle
Rauze
Annber
Solunn
Zomtar
Tojar
Bezine
Krishan
Zark
Tuzzan
Sumétria
Carfar
Sorle
Rauze
Annber
Solunn
Zomtar
Tojar
Bezine
Krishan
Zark
Tuzzan
Sumétria
Lexuff
Lexuff hoje:
Sociedade:
Nobreza:
Justiça:
Moedas:
Vintém - moeda de cobre
Rainha - moeda de prata
Rei - moeda de ouro
Aceitas em Lexuff e no sul de Bezine
Famílias de Destaque:
Do passado:
Valar - família de Merkel Valar, primeiro rei de Lexuff
Tornir - família de comerciantes poderosos que governavam direta ou indiretamente boa parte da região sul do país
Leffar -
Atuais:
Particularidades:
Lexuff tem algumas diferenças marcantes em relação à outros reinos da Lâmina do Machado. Há muitos séculos o direito ao trono não é herdado pelo sangue, mas sim através de uma grande votação dentre os nobres mais proeminentes da sociedade do reino.
Além disso não é permitida a prática de magia nas terras do reino. No passado supostos magos e feiticeiros eram caçados e mortos sem muita chance de defesa. Hoje existe maior tolerância quanto ao assunto mas ainda existe hostilidade e desconfiança nesse sentido.
Outras Informações:
Prostituição:
É possível encontrar prostitutas e bordéis pelas estradas, vilas e cidades do reino. Não há qualquer tipo de restrição.
Escravidão:
Não é permitido escravizar cidadão de Lexuff, embora seja permitido possuir escravos estrageiros, normalmente capturados em batalhas, negociados com reinos vizinhos ou filhos de outros escravos.
Magia:
Proibida em toda extensão do território de Lexuff. Em regiões mais populosas a prática de magia é perseguida e combatida, e as pessoas comuns olham com desconfiança para qualquer coisa que envolva magia.
Carfar
Carfar hoje:
Carfar é a grande potência da Lâmina do Machado, destaque no poderio militar, nas artes, nas riquezas e nas inovações. Não sem motivo ostenta um dos maiores territórios e por todos esses motivos, carfarianos são orgulhosos e defensores de sua pátria.
Desde o início Carfar sempre foi expansionista e colecionou aliados e inimigos, que com frequencia trocam de lado conforme a conveniência.
Sociedade:
Nobreza:
Justiça:
Moedas:
Vitras - moedas de ouro
Milbares - moedas de prata
Mistares - moedas de bronze
Aceitas em Carfar, em Zark e nas fronteiras de Krishan e Annber
Famílias de Destaque:
Do passado:
Atuais:
Particularidades:
Outras Informações:
Prostituição:
A prostituição é um mercado bem grande em Carfar. Dada a riqueza do reino e promessa de vida fácil é bem comum encontrar estrangeiras que viajam para Carfar buscando novas oportunidade na profissão...
Escravidão:
Uma sociedade de tamanho porte não se mantém sem mão de obra suficiente e já há muitos séculos Carfar emprega escravos para atender suas necessidades. A escravidão é comum e ocorre por dívida, batalha e por nascimento.
Normalmente a escravidão por dívida é temporária e proporcional ao débito, decidida pelo (regente local - juiz) em audiência pública. Mesmo sendo de caráter temporário, o credor pode vender seu "direito ao escravo" para outro carfariano (não para estrangeiros)
Magia:
Para as pessoas mais esclarecidades de Carfar, a magia é vista como uma "nova ciência" e embora não seja entendida completamente, as pessoas sabem que como qualquer ramo do conhecimento, pode ser usada para o bem ou para o mal. Existe certo receio com magos, sobretudo com os mais poderosos mas a prática de magia é algo normal para o s carfarianos. O monarca possui um conselho especial de Celestes prontos para servi-los no que tange os assuntos místicos e toda grande cidade possui alguma "escola de magia".
Obviamente para a população mais humilde todo assunto "místico" gera certa desconfiança e medo, dado o desconhecimento no assunto.
Sullond é conhecida em Carfar (e por algumas pessoas de outros reinos também) como a cidade dos magos.
Bezine
Bezine hoje:
Um dos mais ricos reinos da região, Bezine é a terra da Fé Verdadeira e é governada pelos mais altos cargos da Sacra Ordem.
Com o passar dos anos acabaram por dominar todo o litoral e expandiram as fronteiras, principalmente por força de doações de famílias convertidas pela Fé
Sociedade:
Nobreza:
Justiça:
Moedas:
Escudo - de cobre, prata e ouro
Aceitas em Bezine e nas fronteiras com Lexuff, Zomtar e Sollunn.
Também é usada e aceita entre transações feitas por Epandares da Fé Verdadeira.
Famílias de Destaque:
Do passado:
Atuais:
Particularidades:
Embora tenha braços em todos os reinos da Lâmina do Machado (as chamadas Congregações), a Sacra Ordem não permite templos e cultos de outras religiões em suas fronteiras. Cada cidadão pode professar qualquer que seja sua fé, mas não é permitido pregar,
Bezine é um reino rico e imparcial, normalmente tendo um papel de árbitro em muitas disputas e discussões entre reinos e nobres. Também tem um papel especial como financiador de alguns monarcas, emprestando moedas à reinos através de suas congregações mais prósperas.
Outra particularidade de Bezine é o fato de que usar o Sirfado (traje típico do epandares) sem ter direito a isso é um crime grave, punido com multa elevada, e detenção caso a pessoa não possua recursos para pagar a multa.
Outras Informações:
Prostituição:
Terminantemente proibida, embra há relatos que nas fronteiras e nas pequenas vilas das fronteiras seja possível encontrar alguns bordéias "escondidos"
Escravidão:
Destoante da doutrina da Fé Verdadeira, a escravidão não é aceita nas cidades de Bezine. Escravos de regiões fronteiriças (normalmente do oeste de Lexuff) por vezes tentam chegar até Bezine para se livrar de seus senhores.
Magia:
Embora não seja proibida, os magos não são bem vistos pelo povo de Bezine. Não existe nenhuma sanção para o uso de magia ou rituais, mas a desconfiança natural e proibição quanto a cultos de outras religiões faz com que magos evitem usar suas habilidades em público.