Culto mais poderosos da Lâmina do Machado, acreditam no panteão de Lurin, tem sede no Templo do Trono Maior em Bezine e seu liderança é chamada de Sacra Ordem. Seus religiosos são os Epandares e organizam-se em Congregações, lideradas por Altos Epandares. O "braço militar" da Fé Verdadeira é composta pelos Paladinos. Além disso controla politicamente um imenso país na Costa do Oeste, Bezine. Existe ainda a Princesa da Fé, que é uma garota escolhida pela Sacra Ordem da Fé Verdadeira escolhida para reinar em Bezine como representante do Panteão em Sarian. As tradições defendem que a Princesa de Todos os Deuses, como também é conhecida, é tocada não só por uma divindade no seu nascimento, mas por todas. É mais uma figura decorativa da Fé, já que quem governa em Bezine e controla a ordem religiosa é a Sacra Ordem
Reverenciam os Supremos originais, Krawzon, Yana e Rules. Braço dissidente da Fé Verdadeira, possui sacerdotes para cada divindade adorada, e um Grão Sacerdote que lidera o culto. Desde o início é costume que o Grão Sacerdote viaje por entre os reinos levando a fé e ordenando novos sacerdotes enquanto sua saúde permita. Após isso, um novo sacerdote com não mais de 35 anos é escolhido para o cargo e começa uma nova peregrinação para divulgar o culto. O símbolo desse culto são 3 tochas acesas num escudo branco e dourado. no passado foram muito caçados pelos Paladinos como hereges, e o culto quase foi extinto. Atualmente não sofrem mais perigo mas existe uma forte antipatia entre os religiosos desse culto e os epandares e paladinos da Fé.
Acreditam que a única força invencível é a morte e estudam-na para melhor conhecer o futuro. Sabem que guerras, amores e vidas épicas terminaram ou começaram com uma morte e seus conhecimentos sobre o corpo humano, suas fraquezas e fragilidades superam os de quaisquer outros. Não desejam a morte, mas respeitam e preparam-se para ela. O nome do culto faz referência à uma profetisa, que dizem as lendas, foi capaz de voltar da morte e ensinar os dogmas do culto aos primeiros fiéis.
Culto "secreto" de homens de fé que se preparam em vida para um grande embate que acreditam que vai ocorrer em Lurin no futuro. Guerreiros que convidam guerreiros de valor e que seguem uma vida de honra e valor. Não costumam se anunciar como Guerreiros de Gana, mas frequentemente usam o símbolo do "culto" (uma estrela formada por 8 espadas) para identificarem-se entre si. Entre eles, chamam-se de Irmãos e há um deles que é considerado o General dos Adeptos, o líder desta crença e que seria um dos homens que comandaria os irmãos na guerra sagrada que haverá no futuro.
Os que seguem esse culto acreditam numa divindade única que domina o céu, os mares e a terra. Não são tão organizados como o culto da Fé Verdadeira ou a Igreja de Gana, mas possuem sacerdotes que passam os dogmas do culto para os fiéis. Culto muito presente em Annber, Sollun e Zomtar.
Elderes e eldanas que seguem o panteão de Lurin e os preceitos do Égroto, livro sagrado do culto, segundo a lenda, ditado por um evandil aos Nove Profetas nos tempos antigos. Constroem templos de adoração para cada um dos deuses, chamados togos. Estão espalhados por toda Lâmina do Machado e representam a segunda maior religião de Sarian.
Localização dos Togos:
Togo de Krawzon - Maior de todos os Togos, fica localizado em Krishan, logo na saída da cidade de Rurdal, capital do reino.
Togo de Yana - O primeiro togo de Yana era de madeira de carvalho e pedra, construído em Tuzzan assim que as terras tornaram-se independente de Fonin. Ainda não existia uma organização formal da Igreja de Gana, mas o local fora construído para adoração e louvor à divindade. Pela fragilidade esse togo não durou muito tempo, e recentemente um novo togo de Yana foi construído em Annber, perto da capital.
Togo de Rules - Togo isolado no alto de uma montanha na Cordilheira dos Sussurros em Tojar.
Togo de Koel - Localizado em Annber, funciona também como uma escola militar. Antes disso ficava localiado na costa de carfar, justamente na Baía de Koel, mas os ataques corsários eram constantes naquela região e a Igreja transferiu o togo.
Togo de Mypos - Togo pequeno, localizado na região pobre de Sullond, capital de Carfar.
Togo de Glade -
Togo de Doolos - Localizado na capital da Sumétria, Doolo, cidade que recebe esse nome devido ao deus
Togo de Zorgg - O primeiro togo de Zorgg fica localizado no sul de Bezine, mas foi incendiado quando a Fé Verdadeira conquistou a região, inclusive politicamente. Após esse episódio, um novo togo foi erguido em Lexuff, perto de Monte Castelo, às bordas de Dovefell.
Togo de Argo -
Togo de Sian -
Togo de Zullon - O togo de Zullon ficava no Vale Verde, no caminho entre a Sumétria e Lexuff. Guardava restos ditos originais do Égroto e foi destruído quando atacado por saqueadores interessados na relíquia.Um novo togo está sendo construído atualmente.
Togo de Maedos - O togo abriga a maior biblioteca de Sarian. Tem a forma de uma torre de mármore acinzentado, com detalhes dourados e prateados em seu exterior. Fica localizado no sul de Zark, mas está ali desde que a região pertencia a Carfar. Este togo em particular, por conter muitos tomos antigos e relíquias da religião, já foi alvo de inúmeros ataques, inclusive dos Paladinos da Fé Verdadeira; no entanto, sempre resistiu.
Pelas tradições da igreja, no trigésimo sexto dia do Alto Verão começa a Vintena da Redenção, 20 dias de sacrifício no fim do ano, época em que os fiés fazem jejum durante o dia em homenagem aos 9 Profetas que no passado fizeram o mesmo e receberam dos deuses o Égroto. A vintena é um período de reflexão e de amadurecimento segundo os preceitos desse culto, momento de arrepender-se dos pecados e preparar o espírito para uma vida melhor.. A vintena termina justamente no último dia do ano.
Uma dissidência do Culto da Fé Verdadeira, criada por um imperador nos tempos antigos da Era dos Reis. Também possuem líderes religiosos, que ao invés de Epandares são chamados de Reverendos, e uma pequena força militar, os Abençoados, meramente decorativa, dado ao seu diminuto tamanho. É um culto em decadência e possui apenas adeptos em Carfar. São apenas 6 templos espalhados pelo Império, sendo 3 deles em Sullond, a capital. Aguardam pelo retorno de um filho de Krawzon, que lideraria a nação para a glória.
Não é exatamente um culto ou religião já que não existem dogmas ou algum tipo de organização social. Os ritos desta crença surgiram na Era Perdida e chegaram até o presente, muito em parte, através dos Nelianos. Acreditam numa única divindade (cujo nome varia de região para região, raça para raça) e cultuam e reverenciam os elementos da natureza. Nas casas é possível encontrar um pouco de cada elemento para abençoar e trazer boa sorte. Também crêem na imortalidade do espírito e na necessidade de purificá-lo para a vida após a morte.